Controle de Processos
Usuário:
Senha:

Newsletter

E-mail:
PREVISÃO DO TEMPO
Segunda-feira - Belo Horizonte,MG
Variação de Nebulosidade
16ºC 27ºC
Terça-feira - Belo Horizonte,MG
Parcialmente Nublado
17ºC 28ºC
Segunda-feira - São Paulo,SP
Predomínio de Sol
16ºC 27ºC
Terça-feira - São Paulo,SP
Predomínio de Sol
17ºC 27ºC
Segunda-feira - Rio de Janeiro,RJ
Predomínio de Sol
22ºC 30ºC
Terça-feira - Rio de Janeiro,RJ
Predomínio de Sol
23ºC 30ºC

Saúde mental foi um dos temas da "Semana da Saúde" promovida pela Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre

11/11/2018

 

Entre os dias 16 a 18 de outubro, aconteceu mais uma edição da "Semana da Saúde" no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14). A ação é promovida pela Coordenadoria de Assistência à Saúde da Diretoria Geral e tem como objetivo disseminar conhecimento e discussões sobre temas de saúde relacionadas à realidade dos magistrados, servidores e colaboradores do Regional. 

 

O evento buscou abordar assuntos relacionados à Saúde Mental, Inteligência Emocional e Alimentação Saudável, além de proporcionar várias atividades em sua programação como palestras, oficinas e exposições.

 

A abertura do evento foi feita no auditório do TRT14 com uma palestra do psicólogo e mestre em Ciências da Saúde, Edley Timbó, sobre "Influência do Trabalho na Saúde Mental". 

 

O psicólogo explicou sobre o que é saúde mental, sintomas, formas de tratamento, locais disponíveis na cidade para buscar ajuda profissional, além de ressaltar o quanto o ambiente de trabalho influencia na saúde mental das pessoas. 

 

Edley comentou sobre quais os sinais apresentados pelo inpíduo que indicam que ele precisa de ajuda. "Geralmente conseguimos identificar que há algo de errado com a nossa saúde mental quando há alguma alteração em nosso corpo como por exemplo, alteração de humor, desvio de atenção, baixa motivação para realização de atividades diárias e modificação no sono, enfim qualquer mudança que seja inexplicada dentro de sua rotina", explicou.

 

Após identificar essas alterações, o psicólogo recomenda que seja feita uma busca por ajuda profissional. "É importante falar sobre o tema por que nós apenas nos preocupamos com a saúde física e esquecemos da mental", disse.

 

Após palestra foi ofertado uma sessão de massoterapia aos participantes, feito pelos profissionais do Centro de Estética Regina Motta. Também foi oferecido uma aula de Yoga pela professora Silvania Oliveira do Instituto do Ser. 

 

No segundo dia da "Semana da Saúde" a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (SEMUSA) esteve no Tribunal realizando imunização contra H1N1, Febre Amarela, Hepatite B, Tétano e Tríplice Viral.

 

E no último dia a Nutricionista Clínica e Esportiva, Carla Camila, ministrou a palestra "Alimentação Saudável ¿ Modalidades e Tipos de Dieta" que teve o papel de desmistificar e apontar o que realmente é uma alimentação saudável.

 

Ao ser questionada sobre a aplicação de dietas famosas e "mirabolantes" Carla destacou alguns perigos oferecidos ao corpo humano. "Dietas seguidas de forma errada e que não tem acompanhamento de um profissional capacitado, podem desenvolver transtornos alimentares, compulsão alimentar, ansiedade, entre outros fatores que fazem mal ao nosso corpo", afirma.

 

Carla destacou ainda, que não existe dieta ideal, mas que o profissional capacitado vai prescrever qual a melhor forma de se alimentar. " O nutricionista vai te orientar da melhor forma, pois ele vai buscar conhecer qual sua rotina diária, seus hábitos e costumes, a sua condição financeira. Então a melhor dieta vai ser aquela que tem seu nome, feita especialmente para você", falou.

 

A nutricionista enfatizou ainda,  a importância de se alimentar bem. "A alimentação é a nossa fonte de energia, é a nossa fonte de vida, e uma alimentação saudável contendo os macronutrientes essenciais e as macro vitaminas, minerais, fibras e ingestão de líquidos vai ajudar para que nossa vida seja mais longa e plena" destacou.

 

Vale destacar que durante toda a "Semana da Saúde" foi realizado uma exposição fixa no hall de entrada o edifício-sede com  trabalhos científicos relacionados a saúde mental, feito pelos alunos da Faculdade São Lucas e com livros sobre o mesmo tema, disponibilizados pela livraria Nova Letra.

 

Prêmio ¿ Desafio Servidor em Forma

 

 

Após a palestra, a Coordenadoria de Assistência à Saúde apresentou os resultados e fez a premiação do projeto "Desafio Servidor em Forma", uma iniciativa do TRT que teve início há 3 meses e contou com a participação de servidores e magistrados de Rondônia e Acre.

 

Ao todo, 82 pessoas participaram do Desafio, onde os homens eliminaram 848,3 kg e as mulheres 672,1 kg. No total, os participantes eliminaram cerca de 1,5 tonelada. 

 

Os vencedores do Desafio foram os servidores José Fernandes de Holanda, do Gabinete da desembargadora do Trabalho Vania Maria da Rocha Abensur, Naiara Carneiro Lazarini, da Secretaria Judiciária de 1º grau, José Maria dos Santos Junior, da Coordenadoria de Assistência à Saúde, e Valtemira Lopes S. D. Paulino, do Núcleo de Gestão Documental e Arquivo da Secretaria Judiciária de 1º grau.

 

Galeria de Fotos

 

Secom/TRT14 (Rayane Medeiros | Supervisão: Celso Gomes)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial

É permitida a reprodução mediante citação da fonte

(69) 3218-6371 | 3218-6373

 

Fonte:
Rua Curitiba , 705 - sala 702 ,
Centro , Belo Horizonte / MG - CEP: 30170-120
Celular: +41 (31) 93502001   Celular: +15 (31) 99298282  
Contato:  sheilaoliveiraadv@gmail.com
VISITANTES: 6855
© 2018 Todos os direitos reservados - Certificado pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Desenvolvido pelo INTEGRA
Adimin Rss